segunda-feira, abril 07, 2014

O Corinthians é o Lula no ódio!

Casa- Grande & Senzala é provavelmente o livro mais importante do antropólogo Gilberto Freyre. No livro, Freyre expõe minuciosamente a estrutura da sociedade brasileira, fazendo uma analogia da importância da Casa-Grande e também da Senzala.

Para o sociólogo, o patriarcalismo, quer dizer tudo o que havia na propriedade do "homem branco?, inclusive os escravos, eram de sua propriedade inalienável. Este prólogo é para fazer um comparativo entre Lula e o Corinthians.

Este ainda é um comportamento usual entre alguns brasileiros. São pessoas do convívio, amigos queridos, parentes em que estes traços são personalizados.

Essa herança histórica, quase genética, ainda é muito evidente no Brasil. E não é por maldade ou ausência de caráter. E simplesmente porque não aprenderam de outro jeito.


Já repararam que as pessoas que são muito críticas ao Presidente Lula, não usam critérios para avaliar o seu governo. Destas, 90% não citam o "Mensalão?, a saúde pública ou a distribuição de renda da administração do petista.


São maledicentes, o chamam de apedeuta, acreditam que o ofendem ao denotá-lo como nordestino e invariavelmente ele é proclamado como vagabundo, sem-dedo e até de barbudinho safado.

Nunca conseguiram observar uma virtude.

E com o Corinthians não é diferente; há um ódio muito parecido e relacionado. A torcida alvinegra é formada em sua grande maioria pelas camadas mais humildes da população.

Quando a equipe do Tatuapé obtém uma vitória ou comemora um título em qualquer esfera, quantas vezes você ouviu de alguém em tom de brincadeira:

- Hoje tem festa na favela!

- A conquista do Corinthians diminuiu muito o roubo de carros na capital paulista...

- Podemos ter rebeliões nos presídios: o Corinthians foi campeão.

- O Corinthians sempre ganha roubado.

É o complexo da Casa Grande & Senzala. Os tais "senhores escravagistas? ainda deixam traços
predominantes na sociedade brasileira.

Eles são incapazes de ver alguém de uma condição inferior economicamente, ou que eles julguem de uma condição social menor que possa progredir.

Exemplos claros são Lula e Corinthians.

É preciso extirpar esse ranço de ódio e preconceito nas pessoas.

E é claro que não são todos. E que há corintianos que odeiam o Lula e que existem lulistas que detestam o Timão. Mas que nestes casos, o sentimento deprimente são representados de outras formas, muitas vezes contra as minorias.

Os jornalistas, as pessoas, os governos, em quaisquer esferas, enfim, nós, precisamos nos rediscutir, repensar ideias, há muito tempo consolidadas e formar novos parâmetros para o futebol, na política e com certeza nos princípios em que devemos utilizar em nossas vidas.

Um comentário:

  1. Anônimo9/4/14

    Exatamente por ser necessário repensar a vida, precisamos rever nossos conceitos... Como sociólogo, minha analise é maior sobre todos períodos anteriores e sobre o que nos reserva o futuro, não que eu seja astrólogo ou quiromante, mas, a lei da casualidade diz que pra uma ação a outra reação de acordo de como foi a primeira então,se conseguirmos saber a primeira ação da vida publica em um certo momento, ao somarmos todos os atos, teremos uma linha comportamental de ações, prevendo desta forma o futuro baseado no que o passado nos diz... Basta fazer uma releitura sobre como foi a atuação em negociações quando líder sindical e teremos uma linha de pensamento que regera os comportamentos futuros... Não descarto as boas ações, afinal elas existem e não devem e não podem ser negadas, porem os avanços perdidos e as situações de risco sociais são maiores do que a soma positiva do que foi conquistado.
    Os meios nunca poderão justificar o fins, seria a mesma coisa que dizermos que roubar dos ricos para dar aos pobres é justificado, porem esquecemos que os ricos existem por conta do sistema. Use o sistema para criar riqueza, ensinando e revertendo os malefícios, sem falsas promessas e sem enganações. Fortaleça a educação que teremos mais riqueza, com mais riqueza menos injustiça social, menos corrupção, mais democracia, mais liberdade...
    Administrar pensando no final dos tempos e na falência do sistema como um todo apenas nos levara ao caos e de nada adiantara chorar pelo leite derramado quando ele chegar...

    ResponderExcluir