quinta-feira, abril 03, 2014

Filho de treinador mais vitorioso do futebol brasileiro diz que Pelé derrubou seu pai duas vezes no Santos

Luis Alonso Perez, o Lula, é o técnico com mais títulos no futebol brasileiro. Em 12 anos, comandando o Santos Futebol Clube, faturou 38 títulos. Morreu muito jovem, aos 50 anos,em 1972. Mas seu filho caçula, Marcos Alonso Perez, (foto) que gosta de ser chamado de Marcos "Lula", que acompanhou o pai desde criança nas concentrações do Peixe tem muito a falar.

Não esconde a mágoa com Pelé, que segundo ele, foi manobrado por terceiros para tirar seu pai do comando técnico do maior time que o Brasil já teve. Sem papas na língua, diz que o Rei do Futebol pressionou a diretoria do Santos duas vezes para evitar a volta do vitorioso treinador. Acusa Anibal Massaíni, diretor do filme "Pelé Eterno", de usar imagens de seu pai sem autorização e levanta uma dúvida:  que o Santos seria a mesma coisa sem o Pelé, mas que o Pelé, não seria a mesma coisa sem o Santos?




Terceiro Tempo: O Santos foi ingrato com o Lula?


 Marcos "Lula":  Gratidão? Sei lá. Ele é um pouco mal lembrado.



Terceiro Tempo: Mas o Lula , conquistou títulos antes do do Pelé?


Marcos "Lula": Ele foi bicampeão paulista (1955 e 1956 ) antes do Pelé. Quando o Pelé chegou no time,  já era uma máquina. O Santos foi melhor para o Pelé, do que Pelé para o Santos. Isso, eu falo para todo mundo, o Santos seria o Santos sem o Pelé e o Pelé, talvez, não seria o Pelé sem o Santos.Foi um casamento e deu tudo certo. Foi bom para os dois lados.




Terceiro Tempo: Então, o Santos foi ingrato com o Lula, não só nessa gestão, mas em outras também?


Marcos "Lula":
Não. Ingrato é uma palavra forte. Não vou falar que é ingrato. Ele não é tão lembrado como deveria ser. Ele é muito pouco lembrado pelo que ele fez. Ele conquistou 38 títulos em 12 anos. Bicampeão mundial, bicampeão da Libertadores, Pentacampeão brasileiro, octacampeão Paulista. Tem gente que é mais lembrado e fez menos de 10% do que ele fez.

Mas não é só o Santos, a Federação (Paulista) e a CBF. Por parte da Imprensa.  Tem um pessoal que leva até para o lado da piada, aquele negócio que meu pai jogava as camisas para o alto.  É uma ignorância, de quem não sabe a história do Santos e do meu pai.
Isso era uma coisa que me chateava.
Essa babaquice:  "aquele time até eu dirigia?. 
Pô, quem montou aquele time foi meu pai.
E quem dirigiu aquela equipe por 12 anos foi meu pai. Aliás, não aquele time, vários times. Se você pegar o Santos de 1954 a 1966, não foi um time só. 

Foram vários ataques, muitas defesas e sempre ganhando.  É uma tremenda ignorância as pessoas falarem isso.
Pessoas falam com o tom jocoso. Mas isso é uma coisa cultural do brasileiro.

O brasileiro dá valor ao marqueteiro. Meu pai não era marqueteiro, era humilde, não era egocêntrico, tem treinador aí, que se conquistar 10% do que o meu pai conquistou, vai se achar o rei do mundo.



Terceiro Tempo: Qual a principal lembrança que você tem do Santos daquela época?

Marcos "Lula": Eu tenho lembranças das concentrações. Eu vivia nas concentrações. Eu era o mascotinho.


Terceiro Tempo: Qual o jogador que você gostava mais?

Marcos "Lula": Todos eram legais. Tinham os mais brincalhões. Mas tinha o Dorval, a gente chamava de Macalé, sempre brincando. Mas eu azucrinava todo mundo.


Terceiro Tempo: O Lula tinha grande influência naquele bom ambiente entre os jogadores do Santos?

Marcos "Lula": Meu pai que criou aquilo, ele jogava cartas com o pessoal. Era um cara muito sossegado. Tinha uma capacidade muito grande de conversar com o jogador. Ele se preocupava não só com o atleta, mas com a parte pessoal, do homem.

 
Terceiro Tempo: Qual foi a maior alegria do seu pai no Santos?


Marcos "Lula": Foram tantas! Me lembro quando ele chegava das excursões. Mas acho que os mundiais. Principalmente o segundo, no Rio (Rio de Janeiro).  Ganhou do Milan. Foi o momento que eu o vi mais contente, realizado.


Terceiro Tempo: E a maior tristeza?

Marcos "Lula": Foi quando ele saiu do Santos.

Terceiro Tempo: O Lula te contou por que saiu do Santos?


Marcos "Lula": Olha, para te dizer a verdade, até hoje isso é esquisito. O que foi dito pelo presidente Athiê no velório do meu pai, na minha casa, para a minha mãe, foi que Pelé chegou para ele (Athiê ) e disse:
- "Ou ele (Lula) ou eu?.




Terceiro Tempo: Seu pai contou sobre alguma briga com o Pelé?


Marcos "Lula": Não teve briga nenhuma. Acho que o Pelé foi usado para poder tirar meu pai de lá (Santos). É uma opinião minha.  Isso não é um fato é uma coisa que eu acho. Manobraram ele (Pelé), que na época tinha uma "cabecinha?, né.


Terceiro Tempo: Quem manobrou o Pelé?


Marcos "Lula": Isso aí é uma coisa complicada de falar. Tem que fazer umas duzentas entrevistas. Todo mundo queria ser técnico daquele time.

Terceiro Tempo: Depois que o Lula saiu do Santos, o Antoninho (Fernandes) assumiu, ele tem culpa nisso?

Não sei, não sei. Não posso afirmar isso. Colocaram alguma coisa na cabeça do Pelé e ele era o "rei da cocada?.

E vou te contar uma história aqui, que pouca gente sabe:

- Meu pai não foi demitido do Santos. Ele era funcionário contratado pela lei da CLT (Consolidação das Leis de trabalho). Se fosse demitido, teria que receber uma indenização milionária, ai quiseram encostar meu pai, dar um cargo de segunda linha para não despedi-lô e arcar com a indenização.

Meu pai, depois de conquistar tudo e ser o Top, em termos de clube e tal  abriu mão e pediu demissão. O Santos escapou de pagar uma milionária indenização. Isso é histórico. É fato. 
 
Terceiro Tempo: O Lula saiu muito triste do Santos?


Marcos "Lula": Meu pai saiu do Santos e acabou. Ele saiu do Santos em 1966 e morreu em 1972, aos 50 anos de idade.

Terceiro Tempo: Mas ele saiu do Santos e foi dirigir o Corinthians e ajudou a quebrar o tabu?
Marcos "Lula": Ele ficou chateado  e ao mesmo tempo que contente de quebrar o tabu que ele ajudou a construir. A cara dele era um misto de feliz e chateado. Pô, ele adorava o Santos. Rejeitou duzentas mil propostas para trabalhar fora.


Terceiro Tempo: E quais são clubes que o convidaram?

Marcos "Lula": A América do Sul inteira convidou ele. Teve o Real Madrid que quis levar, ofereceu dois milhões de dólares por duas temporadas. Mais hotel, carro, escola em português para nós (filhos).
Ele não quis ir.

Teve um no Peru, ele não quis ir.
Dizia para minha mãe que  lá (Peru) não tinha telhado e não chovia. Ele sempre inventava uma história.

Teve proposta de uns três clubes do México e até do Colo-Colo do Chile. Ele sonhava em voltar para o Santos.



Terceiro Tempo: Em algum momento, teve perto de voltar para o Santos?

Marcos "Lula":
Quando o Vasco Faé, Clayton Bittencourt e Sérgio Oréfice se candidataram a presidência contra o Athiê, em 1971, pela primeira vez teve uma oposição(no Santos) depois de anos e anos. Eles procuraram meu pai e pediram ? trabalha para a gente, que depois o levamos de técnico ? Pô, aí meu pai ficou que nem louco trabalhando.
Eles ganharam (Faé ee Bittencourt) e fiquei sabendo de outra história:

- Quando o Pelé soube que meu Pai iria voltar ao Santos, ele barrou.  Aí,  convidaram o Mauro (Mauro Ramos de Oliveira) . Estávamos assistindo na TV Tupi, a festa da oposição no Parque Balneário (hotel que era a antiga concentração do Santos) e aí falaram que iam anunciar o novo técnico , ele contente , pensava que ia ser ele e anunciaram o Mauro.  Pô, ele não falou mais nada. Morreu seis meses depois.

E vou te contar outra história:

- Esse filme do Pelé, o Pelé Eterno, o tal Massaíni (Aníbal Massaíni, diretor do filme Pelé Eterno/2004) ligou para mim pedindo autorização de imagem e eu não assinei. Ele (Massaini) colocou a imagem dele (Lula) lá e eu entrei com uma ação na justiça. 
O Juiz indeferiu. Mas aqui (cidade de Santos), todo mundo é baba ovo dele, todo mundo baba ovo para o Pelé.

Perdemos a causa. Porque Seu Pelé é o seu Pelé. O Juiz passou por cima da lei. Na sentença disse que não era ofensivo ( O uso da imagem).

A questão não era ser ofensivo, a questão era que a gente (família) não queria.  

É assim, que funciona nesse país.

Na hora de fazer o filme Pelé Eterno tinha que colocar a cara do meu pai.

Quem levou o Pelé para o Santos foi meu pai. O Valdemar de Brito correu tudo que é time e ninguém quis o cara.  Disse que veio direto para o Santos. Papo furado.

O cara (Pelé) era uma espiga de milho, um crioulinho magrinho,  pesava 30 quilos, pô!

Aí, o Valdemar de Brito, disse para meu pai: - Ô Lula, pelo amor de Deus, não posso voltar com esse moleque para Bauru.

Aí meu pai deixou ele(Pelé) lá (no Santos) e começou a dar comida para o cara. Ele tava subnutrido. Foi criando, criando, criando e lançou o cara.





Terceiro Tempo: Seu pai chegou a ter ódio do Pelé?

Marcos "Lula": Meu pai nunca teve ódio de ninguém.



Terceiro Tempo: Já chamaram vocês para alguma homenagem ao Lula?


Marcos "Lula":
Chamaram agora. Porque a CBF reconheceu a Taça Brasil como Campeonato Brasileiro. O Pelé, foi no Rio e recebeu cinco medalhas. Meu pai também foi penta. O Luís Álvaro (atual presidente do Santos) me deu uma medalha e eu disse: - Tá faltando quatro, presidente.

Terceiro Tempo: O que o Luis Álvaro respondeu?

Marcos "Lula": Deu risada. Meu pai foi pentacampeão brasileiro (61, 62,63,64,65). Só o Pelé ganha cinco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário