quarta-feira, abril 02, 2014

Entrevistaço: "Existe o árbitro certo para o jogo certo", diz ex-árbitro


Ednilson Valia, fale com o jornalista clicando aqui ou no twitter:  
@eddycalabres
O que é o Entrevistaço ? Clique aqui e saiba

Sociólogo formado, com pós graduação em psicopedagogia, Alfredo dos Santos Loebeling foi um árbitro polêmico que por dois anos consecutivos apitou a final do Campeonato Paulista de futebol.

Encerrou a sua carreira de forma prematura após se envolver em uma discussão com o então chefe de arbitragem em 2001, Armando Marques. Hoje continua um crítico voraz do sistema implementado pela CBF e a Federação Paulista de Futebol para os árbitros.

O portal Terceiro Tempo entrevistou Loebeling sobre o assunto. Veja abaixo:

Terceiro Tempo: O que mudou na arbitragem desde que você parou?


Alfredo Loebeling: ela ficou mais mecânica e falta bom senso na interpretação. Eu entendo que faltam grandes nomes comandando a arbitragem. Hoje quem está na escola (arbitragem) é a Silvia Regina. Ela foi uma boa árbitra e ponto. Nunca apitou grandes jogos e falta feeling, como também falta para o Coronel Marinho. Ele é um cara sério e bem intencionado, mas tem errado muito. O resultado de tudo isso são os árbitro mecânicos.


Terceiro Tempo: o nível da arbitragem é ruim?



Alfredo Loebeling:
o nível é muito ruim. E a própria Federação Paulista faz o “mea culpa “quando na final da Copa São Paulo, você poderia escalar um árbitro novo, ela escala o Flávio Guerra e assim não há renovação


Terceiro Tempo: A não renovação dos árbitros é proposital?



Alfredo Loebeling:
é uma forma de garantir o emprego. A FPF tem que ter um plano de carreira. Não pode pagar meio salário para o árbitro ficar em curso longo demais. Agora não existe essa coisa de que “arbitro vai ajudar fulano”. Isso é papo de boteco. Claro que eu não vou colocar a mão no fogo por todos. A maior é de gente do bem.

Terceiro Tempo: Como é feita avaliação do árbitro?



Alfredo Loebeling:
Eles não tem uma avaliação para o candidato a árbitro? Um bom psicólogo sabe identificar o líder do liderado. O cara que é liderado não pode ser escolhido, mas é. Porque ele é “caseirão”, medroso , mas é o cara certo para o sistema.

Terceiro Tempo: existe o árbitro “certo” para cada jogo?



Alfredo Loebeling:
tem o árbitro certo para o jogo certo. Tem o árbitro “maluco” que vai para o jogo e tem aquele que tem medo, que é caseiro.


Terceiro Tempo: e o sorteio?




Alfredo Loebeling:
Mas existem 10 árbitros caseiros e 10 árbitros malucos. Mas é preciso acabar com o sorteio. Quando você aceita o sorteio é se eximir todas as Federações e comissões de arbitragem da responsabilidade. Porque foi a sorte que escalou.

Terceiro Tempo: você é a favor dos recursos tecnológicos?



Alfredo Loebeling: Esse é um problema. E está nítido que os árbitros tem ligado para casa no intervalo do jogo. Pois eles apitam o primeiro tempo de um jeito e o segundo de outro totalmente diferente. Eles precisam também saber utilizar o árbitro adicional. 

Terceiro Tempo: o que você acha dos comentaristas de arbitragem?


Alfredo Loebeling: Sou a favor. Mas eles não podem esperar passar o tape. O Arnaldo (Arnaldo Cezar Coelho, comentarista da Rede Globo) faz isso e vê até pelo outro ângulo. E sobre os pênaltis não tem que dar opiniões. É matéria interpretativa. É só explicar porque o árbitro errou.

Terceiro Tempo: E tem algum comentarista que você gosta?


Alfredo Loebeling: O Leonardo Gaciba. Ele deve despertar muito ciúme por aí. É um cara sério e estudioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário