terça-feira, abril 22, 2014

"Haddad é tão ruim quanto o Kassab", diz jornalista Fábio Piperno



 A cidade de São Paulo não mudou nada desde a sua mudança de comando, entre o ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) para o atual alcaíde Fernando Haddad, é o que pensa o jornalista, comentarista dos Canais BandSports, BandNews e Rádio Bradesco Esportes, Fábio Piperno.

Formado em jornalismo e abandonou o curso sociologia e política pela metade, Piperno expõe sua visão sobre a capital paulista e  a sua conservadora população. Não mede palavras para criticar a elite paulistana e diz que a isenção e a imparcialidade são utopias na imprensa. 

Confira abaixo a entrevista. 

Tijolos sobre Tijolos-  A cidade de São Paulo administrada por Fernando Haddad é melhor que a de Gilberto Kassab, José Serra e Marta Suplicy?


Fábio Piperno - Não. O prefeito não conseguiu aprovar os projetos que deseja e, com isso, as carências ficaram ainda mais evidentes. Além disso, tem um secretariado muito ruim. Haddad está muito abaixo do que foram Serra e Marta. E, por enquanto, é tão ruim quanto Kassab.


Tijolos sobre Tijolos-- Como você vê a classe média paulistana reclamando da faixa adicional dos corredores de ônibus em detrimento dos usuários do transporte coletivo?


Fábio Piperno - A classe média paulistana é extremamente mesquinha. Adora governantes que só olharam para ela. Esse segmento gosta mais de inauguração de pet shop do que de posto de saúde. Acha bons os prefeitos que olham para Jardins, Itaim, Morumbi etc e não está nem aí para quem estabelece a periferia como prioridade. A partir das faixas, a faxineira que trabalha na minha casa ganhou 30 minutos no trajeto de ida. É mais tempo que ela terá para seu descanso, atividades na casa dela etc. Ficou pior para mim, mas fui beneficiado a vida toda por morar bem. Agora, é importante que se avalie se todas as faixas são, de fato, necessárias.


Tijolos sobre Tijolos- - O Estado São Paulo ainda é a "Locomotiva da nação"?



Fábio Piperno
- Ainda é o mais importante, mas está perdendo participação na riqueza nacional. Já produziu mais de 36% do PIB. Hoje tem uma fatia de 32%. Isso é bom para o país. Significa distribuição mais equilibrada da riqueza.

Tijolos sobre Tijolos- - No que o paulistano se diferencia dos outros brasileiros?


Fábio Piperno
- Na poderosa arrogância. Como virtude, não se deve esquecer que essa cidade, apesar dos problemas, ainda é a metrópole mais eficiente do país.



Tijolos sobre Tijolos-- Por que a "Marcha da família com Deus" ganhou mais força na mídia paulista do que no resto do Brasil?

Fábio Piperno - Nostalgia golpista. Essa Marcha cheirava mofo. Só que a mídia paulistana tem dificuldade para entender isso. Por conta dessa desconexão com a realidade do país, e das mudanças nas demandas do público, é que fica publicando esses blogueiros de extrema-direita, uma canhestra versão do tea-party americano. Vou acrescentar um dado, uma pesquisa da Folha de São Paulo feita pouco antes da votação da emenda das Diretas Já. Veja só qual era a capital mais refratária às Diretas:
Cidades São Paulo Rio de Janeiro Belo Horizonte; Porto Alegre Curitiba Salvador
Diretas 69,4% 67,6% 79,6% 95,2% 64,9% 89,3%
Indiretas  26,5%   25,0%  10,8%  2,4%  34,2%  10,7%


Tijolos sobre Tijolos-- A imprensa paulista cobre com imparcialidade e isenção a cidade?

Fábio Piperno - Imparcialidade e isenção são conceitos utópicos. O importante é oferecer pluralismo nos espaços de opinião. E isso não ocorre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário