quinta-feira, maio 26, 2016

Os 50 anos de um craque que não recusou em dar uma voadora para proteger sua honra

A famosa voadora de Cantona


"Volta para a França com a vagabunda da sua mãe", disse o hooligan Matthew Simon, momentos antes de levar uma voadora no estilo kung fu de Eric Cantona, no estádio Old Trafford, em 25 de janeiro de 1995, na partida entre Manchester United e Crystal Palace.



Cantona que completou 50 anos no dia 24 de maio de 2016, não se arrependeu do feito, cujo as consequências foram cruéis para o craque, como o afastamento da Seleção Francesa( que conquistou a Copa 1998) e uma "condenação" midiática diária pela imprensa inglesa e francesa. 

E mesmo com  a mídia contra e muitos outros craques que conquistaram títulos nacionais e internacionais pelos Diabos Vermelhos, os torcedores não tiveram dúvidas em eleger o polêmico francês como o maior jogador de todos os tempo dos United. 

Não foi só dentro de campo que o agora "cinquentão" tinha atitudes. Socialista, sempre se dedicou aos direitos humanos e ao ativismo político. Fã de Sócrates e Maradona, coproduziu e apresentou o documentário "Os Rebeldes do Futebol"  e no cinema fez o papel dele mesmo no belíssimo filme "Procurando Eric" , película que concorreu a palma de ouro em Cannes em 20. 

Se arriscou na política, quando se candidatou a presidência da república em 2012, O então premier Sarkozy ficou preocupado com a repercussão da candidatura do ex-jogador, que desistiu antes do pleito final. 

Vida longa à Eric, um homem que não deixa que ditem ordens, comportamentos ou desvalorizem o seu trabalho.




O "cinquentão" atualmente

Engolir "sapos" não era com ele, desde os tempos
que atuava pelo Auxerre.


Cena do Filme Procurando Eric.





Nenhum comentário:

Postar um comentário