quinta-feira, junho 09, 2016

A quem interessa o futebol brasileiro corrupto e desorganizado?



A Seleção Brasileira ganhou cinco Copas do Mundo, apesar dos seus dirigentes. E não ao contrário. E a quem interessa que continue essa desorganização e corrupção no futebol? Identifiquei três castas: 


O Brasil vive a sua maior crise de credibilidade na Confederação Brasileira de Futebol . O seu presidente, Marco Polo Del Nero, não pode deixar o país, pois tem medo da prisão, já que  FBI  (Polícia Federal Americana) está no seu encalço, devido as acusações de corrupção em negócios com a Fifa.

Portanto, identificada a primeira "casta". Os dirigentes das federações e clubes: o que faz estes abnegados seres humanos a deixarem a sua família, seus negócios, para trabalharem sem ou com salários irrisórios com cobranças injustas, paixões exacerbadas, para dirigirem agremiações endividadas e próximas da falência? 

A resposta é rasa e até simplória. Os cartolas ganham poder, números obscenos em números de torcedores(influência) e muito dinheiro, com pouca ou nenhuma investigação pública ou uma auditoria interna culminando em impunidade. Esta "regalia" premiada com a não punição é uma atração para delitos de qualquer espécie, entre eles, a lavagem de dinheiro, corrupção e a sonegação de impostos.

Em qualquer horário você pode assistir uma partida de futebol no Brasil. Às 11h00, de domingo, 16h00, 18h30  e 19h30 e a escala continua com vasta variação aos sábados, quartas, terças e quintas.  Não havia jogos na segunda, mas em um futuro próximo terá.  
Assim, a segunda casta está identificada: detentores dos direitos de transmissão.

O poder dos veículos de comunicação são imensos graças aos investimentos bilionários. No Brasil, estes direitos pertencem a Rede Globo, em todos setores: TV Aberta, À Cabo e Internet. 

Os executivos destes grupos implodem qualquer união entre os clubes brasileiros, pois estes poderiam encontrar pontos em comum gerando necessidade especificas obtendo invariavelmente conquistas. 

Claro que a terceira "casta" que não vê relevância nenhuma na organização do esporte, que  é a do político. Times de futebol são "currais" eleitorais e trampolim para o  ambicioso "cidadão de bem" conquistar votos e chegar as câmaras: municipais, estaduais e federal. E quando eleitos, os mesmos, fazem de tudo para que os "privilégios" sejam mantidos e por final, a impunidade seja mantida e que os crimes continuem sendo praticados.








Nenhum comentário:

Postar um comentário