domingo, agosto 03, 2014

Reportagem da semana: As figurinhas carimbadas do Terceiro Tempo. Publicado em 08 de maio de 2014

Ednilson Valia, fale com o Jornalista clicando  Aqui    ou não twitter:   @ eddycalabres
Imagens @CowboySL

Publicado em 08 de maio de 2014


O álbum da Copa do Mundo de 2014 despertou tantas paixões como o futebol. Não há banca de jornal na cidade de São Paulo, que você não vê marmanjos trocando figurinhas com a "desculpa" que são para os filhos.
O comportamento não é diferente nas redações esportivas do Brasil. O que mais se vê entre os repórteres, editores, redatores e chefias, são informações preciosas pelas "ausentes", anotadas digitalmente ou na velha e boa lista item a item.
No portal Terceiro Tempo não foi diferente. Tem a mãe, que coleciona para o filho, o "compulsivo" que terminou em poucos dias, o "negociador" que criou os critérios da troca, o "carteiro" que utilizou os recursos da internet e do correio , o "apaixonado" que completou a sua coleção e agora busca as imagens faltantes para a amada, os "espertinhos" que não querem comprar novos "pacotinhos" e "chantageiam" os colegas trocando as "difíceis" por cinco unidades , o "calmo", que aguardou as melhores oportunidades para completar o objetivo e o "saudosista", que há Copas compra e cola as figuras buscando o mesmo sentimento do pequeno envelope aberto e a figurinha colada.
Abaixo o perfil de cada colecionador do Portal Terceiro Tempo, veja se você se encaixa e deixe o seu comentário na matéria.




Pais & Filhos - Elaine Nicolai é uma mãe dedicada. A gerente de mídia do TT conversou e importunou um por um da redação atrás das "perseguidas" e negociou firmemente com os marmanjões das bancas da Avenida Paulista até chegar a tão esperada "002". Segundo a própria, tudo para ajudar o "filhão".






Compulsivo
- Kaique Lopreto chegou recentemente ao TT, mas desde primeiro instante mostrou-se prestativo e rápido. E com as figurinhas da Copa não foi diferente. Foi o primeiro a comprar álbum, o pacotinho também, a todo momento nascia um "número" a completar, era na faculdade, na redação, na escola, em casa, na rua, no restaurante até que deu fim a busca as mais de 640 imagens. Fim da compulsão? Não, agora para "azarar" as garotas, ele ajuda as mesmas a  dar fim aos seus álbuns.





Carteiro - Túlio Nassif é metódico, tanto que faz o atendimento ao leitor no TT. Via internet, nas redes sociais, mediante o facebook trocou mais de 100 repetidas. E não se apoiou apenas na tecnologia para preencher as lacunas, buscou pelo correio, mediante cartas junto as suas fiéis escudeiras  a permuta com amigos de outros estados.





Apaixonado - Diogo Miloni é um homem apaixonado pelo futebol. Tanto que tem uma coleção de camisas de clubes europeus e nacionais não se importando com o desatino dos fanáticos. Miloni deu um "gás" e foi o primeiro a deixar a sua coleção perto do fim, precisamente, faltava a 631, que demorou a desembarcar em sua mão. E quando a dita chegou, seu coração ressou e seus ouvidos se encantaram pelo chamado para ajudar a completar o álbum de sua namorada. Talita.  Não é um amor.





Negociador - Thiago Tufano Silva é o coordenador da redação do TT. Está imbuído em organizar as escalas, o trabalho dos jornalistas, em despachar com o  Milton Neves, de discutir e incluir pautas no cotidiano, escrever colunas e fechar coluna Terceiro Tempo no jornal Agora S.Paulo. Por ter todas essas responsabilidades criou regras para o "troca-troca" de figurinhas no ambiente de trabalho. Mesmo que elas não tenham muito sentido, como uma prateada, por quatro comuns. Mas é o chefe!





Calmo - Marcianno Ferreira faz parte do estabelishment do TT. Conhece o riscado dos trâmites econômicos e teve a calma necessária para adquirir as "penosas" para o fim de sua coleção.







Espertinhos - Moacir Ferreira e Roberto Gozzi, respectivamente o motoboy e estagiário do TT, não compraram o álbum, ganharam e adquiriram poucos pacotinhos de figurinhas, mas não ficaram de fora da "balbúrdia". Mas tentaram negociações audaciosas com os companheiros de empresa: a troca de uma figurinha "difícil" por sete repetidas . Claro que não obtiveram êxito.






Saudosista - Ednilson Valia é este escriba que dedilhas as palavras desta matéria. Sou um saudosista, coleciono figurinhas desde 1982 e até hoje tento recuperar a mesma angústia e a ansiedade desde da primeira "quadradinha" que colecionei. Não consegui, mas continuo na busca.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário