segunda-feira, janeiro 18, 2016

Um por cento tem a mesma riqueza de 99% da população mundial, como diria Tião Galinha não seria melhor se todos tivessem o direito de ganhar o seu pão?


O personagem Tião Galinha, na novela Renascer, discutiu a desigualdade social  como em nenhum outro folhetim


Em notícia divulgada pelo portal da BBC diz que 1% da população global detém mesma riqueza dos 99% restantes. A desigualdade social é a algoz brasileira, dos africanos, dos chineses e de tantos países a séculos, mas agora começa a incomodar as nações do "primeiro mundo", como os Estados Unidos , Espanha e a França.

Existirão consequências singelas para este distúrbio: quanto maior a desigualdade social, mais conflitos internos e externos teremos. Se neste estudo calculou o pequeno e restrito panteão de multimilionários do outro lado da linha aumenta em proporções gigantescas a insatisfação dos novos "pobres", dos seculares "famintos", dos milhões que estão abaixo da linha da pobreza.

Essa paz "democrática" que pregam os endinheirados e os seus "papagaios" de hoje e que não levam em conta quem perdeu a casa, ou aquele que não tem aonde morar, que sofre da ausência do tratamento médico, da possibilidade de trabalhar, de estudar, ou simplesmente tem fome.

A fome, tanto de comida quanto a de justiça uma hora explodirá em violência, revolta e indignação e acredito em uma velocidade maior que em outros períodos da história do mundo.

Pois a mesma tecnologia e a agilidade na comunicação que enriqueceu este 1% dos mais abastados, explorando boa parte dos 99% restantes é o paradoxo que causará o conflito de "castas".

Qual é a resposta para todos estes problemas? Não é preciso ser um estudioso, especialista, economista ou ter qualquer outro título acadêmico para entender a igualdade é o remédio para tal.

Calma, querido "coxinha" leitor não estou dizendo para pegar os seus bens e dividir entre todos, aliás é um pensamento idiota que muitos tem e sem vergonha nenhuma "vomitam" por ai.

Digo igualdade de oportunidades para todos . Mas não se engane, pois não estou dizendo para zerar e começar do jeito que está. Precisamos criar programas que levem os que não tem acesso a educação, saúde, moradia e trabalho a serem inseridos em uma sociedade mais justa.

Muitas medidas já foram adotadas no mundo e ganham reconhecimento, inclusive o "Bolsa Família" do Brasil .

Outro dia me perguntaram em uma rede social se eu já havia comido meu pão com mortadela jocosamente. Achei divertido, pois adoro o embutido e se acrescentar gotas de limão, ficarei feliz por horas; mas respondi à lá o grande personagem Tião Galinha, interpretado por Osmar Prado na novela Renascer, escrita por Benedito Ruy Barbosa:


"Quem trabalha, mata a fome não come o pão de ninguém, mas quem ganha mais do que come, sempre come o pão de alguém".


O mundo não seria melhor se todos tivessem o direito de ganhar o seu "pão" , em vez de alguns comerem o filão de muitos?




Nenhum comentário:

Postar um comentário