sexta-feira, janeiro 22, 2016

Qual é a realidade dos números do desemprego no Brasil?



Quem lê o título da matéria do Globo.com tem a impressão de que o Brasil sofre a pior taxa de desemprego da história. Segundo os dados do Ministério do Trabalho, precisamente o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ), no último ano a taxa de desempregados da população economicamente ativa chegou a 7,5%, além do fechamento de 1,54 milhão de vagas formais.

São números assustadores, que ligam o alerta.

Mas não os piores dos últimos 24 anos. Desde que o IBGE passou a analisar a série em histórica em 2002, então governado pelo Presidente Fernando Henrique do PSDB, que no final do seu primeiro mandato em 1998, registrou dados críticos em relação ao número de trabalhadores empregados.

A matéria de José Roberto Toledo, hoje no Estadão, à época na Folha de S. Paulo, mostrava um aumento de 38% de desempregados, segundo o texto "Recessão pode deixar até mais 3,6 milhões sem ocupação este ano(1999); total de 1998 chega a 6,6 milhões", enviesando para uma taxa total de 9%.

Ao cumprir os oitos anos,o governo tucano entregou números piores ainda ao recém eleito Lula, do PT, um país com 12.6% de desempregados, segundo os dados do IBGE.

No final dos dois governos de Lula, o número das pessoas sem trabalho nas seis capitais, como é calculado pelo PME era 5.5% e atingiu o seu menor índice em 2014, já com a presidenta Dilma em 4,8%. Leia aqui

O Brasil mudou, o governo se direcionou para outras prioridades, mas ainda não é o "pior dos mundos" que já enfrentamos.

Em 2008, tivemos a pior crise financeira da história do planeta após o "crack" de 1929, a crise Imobiliária de 2008, para prejudicar a situação. Clique aqui e leia

Veja os números sobre o desemprego abaixo e a lista clicando aqui




Antes de ler manchete de qualquer notícia e sair criando o caos pelas redes sociais, lembre-se que o principal prejudicado é você.

Faça um "manualzinho" de veracidade para ti, para virar um 'mané' do "Quanto pior melhor": Verifique as fontes do texto, veja se há uma exagerada adjetivação, veja as situações em outros países e se achar achar necessário confronte os dados com uma pesquisa na internet com fontes confiáveis e crie um raciocínio seu e não mastigado e manipulado.

Saiba que países tão criticados por comentaristas e veículos de comunicação no Brasil tem uma taxa menor de desemprego e números aceitáveis em outros parâmetros econômicos para uma avaliação.

Veja dois exemplos: Cuba e a Venezuela.

A ilha de Fidel apresenta uma taxa de 2,7% de desempregados, a dívida em relação ao PIB (A Dívida Pública Federal (DPF) é a dívida contraída pelo Tesouro Nacional para financiar o déficit orçamentário do Governo Federal, nele incluído o refinanciamento da própria dívida, bem como para realizar operações com finalidades específicas definidas em lei.*Site do Tesouro Nacional), tem apenas 17.10%, enquanto o Brasil tem 58.91%, os Estados Unidos 102.98%, o Japão, 230%, enquanto a Venezuela tem 49.80%.

Temos que sempre ter um "pé" atrás ao ler os mundos catastróficos que são criados todos os dias aqui e em outros países. Não é por acaso, por incompetência ou viés político.

Sempre terá alguém faturando muita grana e tenha a certeza que não será você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário