segunda-feira, maio 05, 2014

Personagem: Quem é o louco italiano?

Ednilson Valia, fale com o jornalista clicando aqui ou no twitter:  @eddycalabres
Fotos UOL Esporte
Quem o vê fazendo o papel de torcedor fanático, enlouquecido e divertidamente mal humorado na TV italiana, não imagina que o torcedor símbolo do Milan, Tiziano Crudeli, de 71 anos, teve um início de vida triste e ganhou fama nacionalmente somente depois dos 55 anos.
Nascido em Forli, uma pequena cidade perto de Bolonha e tornou-se um apaixonado por futebol devido ao fanatismo do irmão mais velho pelo Milan. Aos 12 anos foi obrigado a mudar-se para Milão devido à morte prematura dos pais.

Mas não foi com o “calcio” que iniciou a sua carreira jornalística. Por muito tempo foi chefe do gabinete de Imprensa do Comitê Regional Lombardo da Federação Italiana de Tênis e exerceu a função de diretor da revista de Tênis Lombard Il Giornale del Tênis.

A partir de 2002, ao lado do “inimigo” Elio Corno, começou ganhar fama com a sua devoção pelo time “rossonero”. Em debates fervorosos, com comemorações exageradas e gritos infinitos pró a agremiação rubro-negro na Telelombardia incomodou os concorrentes com os pontos de audiência. Em 2006, mudou de emissora e assinou com a 7 gold, ao lado do seu amigo interista, Elio.

Crudeli com seu estilo personalista ganhou notoriedade fora da Itália, virou garoto propaganda da casa de apostas britânica Ladbrokes e no Brasil, ganhou a simpatia dos telespectadores com sua simpatia obsessiva pela agremiação milanista e admiração de muitos comentaristas que ainda não tiveram a sua coragem para se declarar da mesma maneira.

Além dos programas de televisão, Tiziano é diretor editorial do jornal “Print Sports & Sydney”, que cobre o futebol amador na Lombardia.
Atualmente não está muito preocupado com o julgamento alheio pela isenção dos seus comentários, pois além de colunista da revista “Forza Milan”, também é contratado do clube italiano como funcionário, especificamente assessor de imprensa.
Os “tifosi” italianos ainda criam expectativas para saber qual vai ser o seu próximo "chilique" durante ou pós os jogos , para sempre no final simplesmente gargalharem com os gritos de Crudeli.

 Veja vídeo de Tiziano Crudeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário